Consultar Processo INSS Pelo Número Do Processo

Você sabia que tem como consultar processo INSS pelo número do processo, sem precisar sair de casa? É isso mesmo! Pela internet, você consegue checar a situação da sua ação na justiça sem precisar enfrentar filas.

Se você precisa consultar processo INSS pelo número do processo, é bem provável que ele esteja no Tribunal Federal do seu Estado. Essas ações costumam chegar para Tribunais Federais, por isso, a consulta deve ser feita no site oficial dessas instituições.

Todo site do Tribunal Federal conta com uma aba de consulta de processos. Para encontrar o seu, basta buscar pelo número da ação. Caso você não tenha ela em mãos, pode solicitar ao seu advogado, que consegue obtê-lo pela OAB.

Uma outra opção é consultar o processo por nome completo das partes envolvidas.

Quando Entrar Com Processo No INSS?

Na maioria dos casos, não é necessário entrar com um processo no INSS. Quando uma pessoa atinge a idade estipulada pela lei, a aposentadoria costuma sair rapidamente. Porém, em alguns casos, pode ser que o processo demore um pouco mais.

Nesse caso, recomenda-se que a pessoa entre com o chamado recurso administrativo, que vai avaliar porque a situação está se prolongando desta forma. Só depois, caso nenhuma solução seja tomada, é que vale a pena contatar um advogado para entrar na justiça.

Quanto Tempo Demora Para Sair Processo No INSS?

As leis brasileiras afirmam que qualquer segurado do INSS que entra com um pedido de aposentadoria deve ser respondido em até 45 dias. Em alguns casos, esse prazo pode ser estendido por mais 30 dias.

Porém, em muitos casos, é possível que isso se atrase ainda mais, por um problema de documentação, ou falha do próprio sistema. Por isso, muitas pessoas optam por uma resolução na via judicial para agilizar seu direito, que é o de aposentadoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *